top of page
top

Caminhos da História: como circulam os saberes

Tema
LOGO.png

 

A Semana de História da Universidade Federal de Viçosa apresenta sua oitava edição, com o título Caminhos da História: como circulam os saberes. A edição trabalha com uma ideia principal: a divulgação histórica na sociedade de uma forma democrática. Assim posto, elegemos o conceito de circularidade, tal como proposto pelo historiador Carlo Ginzburg em sua afamada obra “O queijo e os vermes”, como fundamental para pensar os caminhos da história. Julgamos que a circularidade ajuda a apreender o movimento que os saberes realizam no seio de uma sociedade, comunicando extratos sociais à primeira vista segregados ou opostos. Trabalhar com a circularidade permite entender que os conhecimentos criados em determinado lugar social podem ser recriados a partir de outros lugares e, a partir desses, gerar um novo movimento cultural, que circula mais uma vez passando, até mesmo, de influenciado a influenciador, fazendo saber que a cultura é diversa e plural e que não há um único pólo difusor e promotor de ideias culturais, mas uma rede intrincada e diversa que produz os saberes. Acreditamos que o ofício do historiador, nos dias atuais, está, fundamentalmente, associado com a popularização do conhecimento, tornando, dessa forma, uma construção plural dos saberes, sejam eles vindos da academia, das escolas, das ruas ou dos diversos espaços pelo mundo que por sua resistência construíram traços de nossa identidade brasileira.

Reconhecemos, além de nossa aspiração social, a importância da pluralidade de saberes que constituem as pesquisas historiográficas nos nossos dias. Procurando aproximar-nos de suas correntes mais recentes, que priorizam o quotidiano, convidaremos palestrantes capazes de inspirar e de fornecer, concretamente, ferramentas teóricas e metodológicas aos estudantes de História de nossa universidade. Entrementes, neste ano de 2023, faz-se possível olhar para um passado recente e analisarmos resultados, avanços e também retrocessos. Temos a oportunidade de colocar em pauta os 20 anos da Lei 10.639, de 2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” nas grades curriculares do ensino fundamental e médio. Dessa forma, historiadores terão a possibilidade de analisar como essa expansão do conhecimento acadêmico está sendo realizada em outros espaços e quais são os diálogos que estão sendo construídos consoante a uma popularização dos saberes.

UFV

univeRsidade Federal de Viçosa

Círculo preto.png

A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) que foi inaugurada em 1926 pelo então Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes.
Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura.
A Universidade Federal de Viçosa vem acumulando, desde sua fundação, larga experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão, que formam a base de sua filosofia de trabalho.
Por tradição, a área de Ciências Agrárias é a mais desenvolvida na UFV, sendo conhecida e respeitada no Brasil e no Exterior. Apesar dessa ênfase na agropecuária, a Instituição vem assumindo caráter eclético, expandindo-se noutras áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes. Trata-se de uma postura coerente com o conceito da moderna universidade, tendo em vista que a interação das diversas áreas otimiza os resultados.
A UFV tem contado com o trabalho de professores e pesquisadores estrangeiros de renome na comunidade científica, que colaboram com o seu corpo docente, ao mesmo tempo em que executa um programa de treinamento que mantém diversos profissionais se especializando tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse particular, a UFV é uma das instituições brasileiras com índices mais elevados de pessoal docente com qualificação em nível de pós-graduação.

SITE OFICIAL:

https://www.ufv.br/

DHI
Círculo preto.png

Nosso departamento

A Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de completar o ciclo das licenciaturas por ela oferecidas, contribuir de modo mais ativo na formação dos professores da região e criar um centro de excelência em ensino e pesquisa em história em níveis de graduação e pós-graduação, criou o curso de História no ano de 2000, oferecendo as modalidades de licenciatura e bacharelado. A primeira turma ingressou no ano seguinte, oferecendo-se um total de 50 vagas. Seu corpo docente efetivo qualificou-se, sendo hoje inteiramente constituído de doutores, e desenvolve um significativo número de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

bottom of page