Horizontes Históricos: 

(Des)Construção de Saberes e Demandas do Presente

A VI Semana de História da UFV, com o título Horizontes Históricos: (Des)Construção de saberes e demandas do presente, traz consigo o objetivo de  perceber e debater o conhecimento histórico produzido na contemporaneidade, buscando, a partir daí, ampliar e criar novos horizontes e perspectivas, acerca da (des)construção de saberes e demandas do presente. Assim, a fim de melhor compreender os processos pelos quais essa temática perpassa e diante da conjuntura de um determinado revisionismo histórico em constante diálogo na construção de uma narrativa e de fortalecimento dos espaços democráticos, busca-se uma perspectiva que possa englobar a academia e os saberes de outros setores da sociedade. 

Nesse sentido, reunir-se-ão historiadores, pesquisadores das diversas áreas das ciências humanas, movimentos sociais e artistas, provocando reflexões e compartilhando inquietações. Esperamos ainda que esse evento possa contribuir para instigar pesquisadores a se lançarem no desafio da temática e os usos das fontes, trilhando novos percursos para o conhecimento histórico. 

Portanto, a proposta deste espaço é percorrer caminhos que (des)construam as múltiplas temporalidades e formas perceptíveis nas relações entre a diversidade presente na formação do conhecimento histórico e sua utilidade, considerando a conjuntura política e os cenários históricos.

 
 

Universidade Federal de Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) que foi inaugurada em 1926 pelo então Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes.
Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura.
A Universidade Federal de Viçosa vem acumulando, desde sua fundação, larga experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão, que formam a base de sua filosofia de trabalho.
Por tradição, a área de Ciências Agrárias é a mais desenvolvida na UFV, sendo conhecida e respeitada no Brasil e no Exterior. Apesar dessa ênfase na agropecuária, a Instituição vem assumindo caráter eclético, expandindo-se noutras áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes. Trata-se de uma postura coerente com o conceito da moderna universidade, tendo em vista que a interação das diversas áreas otimiza os resultados.
A UFV tem contado com o trabalho de professores e pesquisadores estrangeiros de renome na comunidade científica, que colaboram com o seu corpo docente, ao mesmo tempo em que executa um programa de treinamento que mantém diversos profissionais se especializando tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse particular, a UFV é uma das instituições brasileiras com índices mais elevados de pessoal docente com qualificação em nível de pós-graduação.

SITE OFICIAL:

https://www.ufv.br/

 

Nosso departamento

A Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de completar o ciclo das licenciaturas por ela oferecidas, contribuir de modo mais ativo na formação dos professores da região e criar um centro de excelência em ensino e pesquisa em história em níveis de graduação e pós-graduação, criou o curso de História no ano de 2000, oferecendo as modalidades de licenciatura e bacharelado. A primeira turma ingressou no ano seguinte, oferecendo-se um total de 50 vagas. Seu corpo docente efetivo qualificou-se, sendo hoje inteiramente constituído de doutores, e desenvolve um significativo número de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

REALIZAÇÃO

APOIO

Articulação dos Estudantes de História

Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências Humanas Letras e Artes

Departamento de História